As Três Formas de Unidade

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As Três Formas de Unidade das Igrejas Reformadas

A CONFISSÃO BELGA, O CATECISMO DE HEIDELBERG E OS CÂNONES DE DORT

3.ª Edição  Revisada com Harmonia e Referências Cruzadas

Sobre o livro

Uma maneira de apresentar os três padrões doutrinários que compõem As Três Formas de Unidade das Igrejas Reformadas é resumir o conteúdo de cada um deles com uma frase: A confissão Belga — “A simplicidade e profundidade da fé”; O Catecismo de Heidelberg — “O livro da consolação em Jesus Cristo”; Os Cânones de Dort — “A vitória da gloriosa graça de Deus”. Cada um desses padrões possui uma notória e particular beleza individual. Contudo, ainda mais notável é a beleza coletiva que eles apresentam quando estão reunidos. Por isso, o nome As Três Formas de Unidade não é uma designação artificial ou forçada. Na verdade, ele reflete a mais pura verdade, a saber, que juntos, esses três documentos confessionais formam de fato uma unidade de fé gloriosa e inabalável. Além disso, essas confissões apresentam, de modo claro e bíblico, o Evangelho da graça de Deus em Cristo Jesus.

A Confissão Belga teve sua origem na Bélgica. O seu autor, Guido de Brès, foi um pregador das Igrejas Refor­madas. Ele preparou essa confissão no ano de 1561 para protestar contra a cruel opressão por parte do governo católico-romano. Guido de Brès foi martirizado por causa da Fé no ano de 1567, mas a sua confissão sobreviveu.

O Catecismo de Heidelberg foi publicado na Alemanha em 1563. Ele foi escrito pelo professor de Teologia Zacarias Ursinus e pelo pregador da corte do Palatinado Gaspar Olevianus, para ser um instrumento na instrução na fé cristã. É o mais influente e o mais geralmente aceito catecismo da época da Reforma.

Os Cânones de Dort, também conhecido como Os Cinco Artigos Contra os Arminianos, são exposições doutrinárias que foram adotadas pelo Sínodo de Dort realizado nos Países Baixos em 1618/1619. O Sínodo foi convocado por causa de uma séria perturbação causada às Igrejas Refor­madas pelo surgimento do Armini­anismo. Jacó Armínio, professor de Teologia na Universidade de Leyden, e seus seguidores desviaram-se da Fé Reformada em cinco pontos. O Sínodo rejeitou esses erros e reafirmou a doutrina Reformada nos seguintes pontos: a eleição incondi­cional, a expiação limitada, a depravação total, a graça irresistível e a perseverança dos santos.

Depoimento

“Todos nós cremos com o coração e confessamos com a boca que há um só Deus...”.

Assim começa o primeiro artigo da Confissão Belga. É uma alusão às palavras do apóstolo Paulo em Romanos 10.10: “Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”.

Confessar de coração a fé que temos é um ato imprescindível para a salvação de cada filho de Deus. Mas o ato de crer e confessar não acontece de qualquer modo ou apenas individualmente. O filho de Deus crê e confessa como membro do Corpo — como membro da Igreja de Cristo

A fé cristã é cheia de emoção, mas não é apenas emoção. A fé cristã é cheia de sentimento, mas não é apenas sentimento. É exatamente pelo fato de ter conteúdo que a fé nos emociona e produz sentimentos tão profundos em nós. A Bíblia fala sobre “a fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3). Não se entrega sentimentos; não se entrega emoções. Judas, assim como os demais escritores do Novo Testamento, entende que a fé é objetivamente o conteúdo do ensino apostólico.

De fato, a unidade da Igreja se encontra na confissão de uma mesma fé. A unidade da Igreja não se acha numa cultura comum, num padrão econômico comum, numa história comum. A unidade da Igreja se acha naquilo que ela crê e confessa. A Igreja é “coluna e baluarte da verdade”, e essa verdade, que a Igreja defende e proclama, é algo que transforma pecadores mortos em filhos do Deus vivo.

— Kenneth Wieske
Instituto João Calvino, Pernambuco, Brasil

 

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