João Calvino é reconhecido como um dos maiores comentaristas da Bíblia. Ele não apenas tinha preparado intelectual, mas também demonstrava reverência e submissão à Palavra de Deus, considerando-a como inspirada, inerrante, autoritativa e infalível. Além disso, ele acreditava que essa Palavra e o Espírito Santo são unidos de modo inseparável, e por essa razão, o Espírito age por meio dela. Sua habilidade exegética o conduzia sempre à concisão, simplicidade, clareza, precisão, profundidade, fidelidade e aplicação.
Um dos objetivos de todo o seu trabalho exegético era pastoral, pois em cada linha ele busca o nosso coração com o propósito de levá-lo cativo à adoração e à obediência a Deus. Finalmente, para Calvino, a compreensão das verdades da Palavra de Deus depende da iluminação do Espírito Santo e da oração.
Publicado em latim, em 1554, Gênesis não foi o primeiro livro comentado por Calvino. Mas ser o primeiro livro desta Série é de absoluta importância porque o livro de Gênesis é a chave para a correta interpretação e entendimento de toda a Bíblia, pois, é nele que encontramos os relatos centrais da revelação de Deus: Criação, Queda e Redenção. Uma interpretação errada de Gênesis irá comprometer o restante da interpretação da Bíblia.
Site da Editora CLIRE. Agora mais fácil de usar e sempre com promoções incríveis.